quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gordura sai pela urina ???

Caros leitores,  em especial  colegas de trabalho  e alunos... Uma postagem para  retificar, tirar dúvidas  de uma vez por todas   o que ouço ai fora sobre  tratamentos  na área de estética que promete abolir gordura do nosso corpo através da urina. 




Afinal,  a gordura é  ou não  eliminada pela  urina ?


Se os rins tivessem capacidade de eliminar, ai sim seria possível.   E porque não ?  Bom,   primeiramente a gordura é uma macro molécula, o que quer dizer que,  somente é  captada pelo sistema linfático.  Para chegar ao sistema sanguíneo, primeiramente  deverá ser   degrada no intestino delgado. Segundo,    gordura nutre o nosso corpo,  sendo assim não tem porque sair pela urina já que trata-se de um  nutriente   e como tal, é essencial para o nosso organismo.  Se isso ocorrer, não é um bom sinal, pois  pode se tratar de  uma falência  na função dos rins.  Nossos rins têm como função filtrar o sangue e assim, eliminando as toxinas que não servem para nosso organismo. Da mesma forma  que nosso intestino não elimina gordura pelas fezes. Sua função é de absorver os nutrientes dos alimentos e  posteriormente encaminhá-los para corrente sanguínea onde serão disponibilizados para  o processo metabólico do  nosso corpo. 

Para os casos de obesidade , existem medicamentos que impedem que as células intestinais absorvam a gordura ingerida  na eliminação  para corrente sanguínea, diminuindo a quantidade de calorias. O bloqueio  para absorção de gordura acontece justamente durante o mecanismo do transporte da mesma para  o interior da circulação sanguínea. Nesse caso, a gordura é eliminada pelas fezes  já que não foi absorvida.  Porém, se a pessoa tiver uma dieta rica em  fibras insuláveis, um pequena quantidade de gordura poderá ser eliminada  pelas fezes.


Em suma, toda gordura que chegar  à  corrente sanguínea, ou será metabolizada  em energia, ou seja, 
" queimada", ou será distribuída pelo corpo se transformando em depósito de reserva, ou ainda levada para o fígado, sofrendo ação metabólica e redistribuída. Lembrando ainda que gordura é uma macro molécula, o que quer dizer que,  somente

Se os rins e o intestino fossem capazes de eliminar gordura,  respectivamente, pela urina e pelas fezes, não existiria problema de obesidade entre a humanidade.

Essa afirmação é um grande ERRO... E o mais grave disso tudo é que essa informação é transmitida por PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE, pessoas que vendem produtos de estética corporal prometendo esse milagre.






1 comentários:

Anônimo disse...

isso deveria ser compartilhado nas redes sociais!!! vejo cada barbaridade, parece que a pessoa nao conhece o google pra pesquisar.. tem coragem de encher a boca pra falar que a gordura sai na urina kkkkkkkkk

Postar um comentário