segunda-feira, 7 de novembro de 2011

looknbe - Revista Moda, beleza e bem estar








 Porque decidiu investir na carreira de massoterapeuta? Há quanto tempo exerce a função?


Exerço a função há 10 anos e a decisão de investir na carreira veio muito antes da formação acadêmica. Trabalhava em uma clínica cujo atendimento oferecido era voltado para técnicas manuais de saúde... Poderia ter escolhido a fisioterapia ou quiropraxia, mas o meu interesse pela massoterapia foi maior. Percebia que era possível desenvolver com os pacientes uma relação mais estreita, humana, confiável pelo fato do toque, talvez possibilitar um contato mais direto que se desenvolve da parte de quem doa a compaixão, respeito, o cuidar, zelo, atenção e da parte de que recebe com certeza o autoconhecimento do seu corpo, do seu estado de saúde, a sensação de que está em “boas mãos” sendo, de fato, tratado de forma humana.





Em quais casos a massagem é indicada?


A massagem pode ser indicada desde uma simples fadiga muscular, prevenção ao estresse, a uma patologia comum da saúde, como, por exemplo, edemas no corpo, dores intensas nos músculos, dor de cabeça, renite alérgica, sinusite e etc. Claro que antes o profissional deve fazer anamnese (é a entrevista que o profissional faz com o paciente para lembrar dos fatos que podem está relacionado à queixa) para descobrir se existe contra-indicações.






Quais são as queixas mais comuns apresentadas por seus pacientes?

Dores na coluna é a queixa principal, em seguida insônia que pode estar relacionada ao estresse. Também se queixam de dores musculares. Mas muitas vezes alguns clientes sentem todos os sintomas de uma só vez. Nesse caso, a massoterapia não “dá conta” sozinha. Sempre indico para um tratamento paralelo com médicos, psicólogos ou outras terapias alternativas.





O que é a massagem Tui-na?

Tui-na é uma técnica de massagem milenar chinesa cujo objetivo é fazer fluir a energia KI (energia vital) pelo corpo, através dos meridianos (linhas imaginárias por onde passa essa energia.) A massagem é realizada com a acupressão (pressão dos dedos) sobre esses canais, além de manobras um pouco vigorosas com dorso das mãos, cotovelo e ante-braço. Trabalha diretamente sobre os trigger points (pontos de gatilho da dor) logo, aliviando o incômodo.





Como funciona a terapia das pedras quentes?

A terapia das pedras quentes segue o mesmo princípio da Tui-na no que diz respeito ao efeito do desbloqueio da energia vital sobre os canais. Porém, dependendo da cultura, como por exemplo, se for uma técnica de massagem com pedras quentes Ayurveda , essa energia vital, se chamará PRHANA e os chakras serão um dos pontos principais a serem trabalhados. Trabalha-se com cristais específicos para cada chakras. As pedras, que podem ser de seixos de rios, basaltos polidas, ficam dispostas exatamente sobre esses canais pelo corpo, mas ao contrário das técnicas convencionais de massagem, não causa dor. Aqui é trabalhado com o calor que age como antiflamatório natural e sedativo, sendo deslizado pelo corpo do cliente com óleo aromático a uma temperatura suportável e agradável. Muito indicada para dores musculares, insônia e tensão.





A drenagem linfática manual é indicada em quais casos?


A drenagem linfática manual é indicada para casos pré e pós-cirúrgicos, edemas comuns, período pré-menstrual. Essa técnica atua sobre o sistema linfático, ajudando no desbloqueio da linfa sobre os vasos linfáticos que quando direcionadas aos gânglios (canais por onde as toxinas são eliminadas), ajudando na redução da retenção de líquido sobre os vasos. Por isso existem pontos estratégicos no corpo a serem drenados. O movimento é realizado através de bombeamento e deslizamento superficial de forma muito lenta, já que a linfa se encontra na superfície da pele, cujo objetivo é encaminhá-la ao grupo linfático mais próximo da região do corpo que está sendo drenada. A drenagem linfática manual só deve ser realizada nos locais que estão com edema, ou seja, nunca no corpo todo. Caso contrário sobrecarregará o sistema imunitário e  conseqüentemente, poderá promover edemas em outros locais  e dores nos membros por motivo do corpo ficar por muito tempo imóvel . O tempo de atendimento é de 1h no máximo.





O que é a massagem lipomodeladora?


Seque o mesmo princípio da drenagem linfática no que diz respeito às manobras, porém, com muito vigor e rapidez. O objetivo da massagem lipomodeladora é agir sobre o tecido adiposo para redução de medidas como cintura, coxa, culote e delinear os contornos corporais. São usados princípios ativos nos cremes de massagem específicos para potencializar o tratamento, como centella asiática, castanha da índia, cafeína e etc.






E a massagem terapêutica?

Massagem terapêutica é toda  forma de massagem cuja finalidade é tratar. Então, todas as massagens citadas acima, exceto lipomodeladora, (estética) podem ser consideradas como massagem terapêutica, pois trata, previne, alivia algum problema apresentado. Esse tratamento engloba mente e corpo.

Obs. A massagem lipomodeladora pode até ajudar no tratamento de celulite, mas não se engloba como massgem terapêutica





Uma dica aos membros do LooknBe...


Estar belo, também é estar saudável! Namastê!

Tatiane Carvalho












2 comentários:

Postar um comentário