sexta-feira, 24 de julho de 2009

Localizações preferenciais da celulite e fatores que favorecem ao seu aparecimento



Por varias regiões do corpo a celulite pode ser localizada, porém existem áreas do corpo cuja predisposição é maior, bem como : região posterior do braço,lateral escapular (grosso modo conhecido como PÁ ),baixo estomacal, baixo abdominal, lateral do abdômen, trocantérica ( grosso modo conhecida como culote ), região interna, lateral e posterior da coxa , glúteo e medial patelar.

Fatores que favorecem o aparecimento de celulite.

A herança genética deve ser considerada, pois através dela você poderá desenvolver diferentes tipos de fatores, desde fatores hormonais, tipo constitucional e até mesmo hábitos alimentares. Mas o fato de você ter uma predisposição genética para celulite, não quer dizer que você estará fadada a conviver com esse mal, assim como, o fato de você não ter essa predisposição genética não quer dizer que você nunca irá desenvolver. Isso vai depender muito de como seja a qualidade de sua vida e nisso implica o seu hábito alimentar que deve ser feito de forma balanceada, onde sua dieta não seja somente rica em gorduras ou carboidrato.


“Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carbohidratos ou maus hábitos alimentares (Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).”

“Os hormônios femininos mesmo normais tem um papel importante no aparecimento da celulite. São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher, é ele que dá a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema (inchaço). O hormônio também tem um papel na retenção de líquidos que ocorre no final do ciclo menstrual e que pode ter um papel no aparecimento da celulite. Podemos dizer que a celulite depende da deposição de gordura, da ação dos hormônios e das alterações das veias e linfáticos. O papel dos hormônios é determinante e muito forte, isso é comprovado pelo fato de a celulite começar a aparecer na adolescência, quando os hormônios femininos passam à ser secretados pelo organismo. “


A vida sedentária também é um fator agravante, pois a falta de exercício físico baixa a produção de energia pelo corpo o que ajuda e muito para o aumento de peso e proliferação de celulite, pois as sobras alimentares que não foram transformadas em energia, transformam-se em gordura. Muitas mulheres da geração de agora se questionam o motivo pelo qual suas avós comiam de tudo e, no entanto nunca se queixaram de celulite. Se observarmos bem, a vida da mulher contemporânea tem muitas facilidades em relação a sua geração anterior, sobretudo no que diz respeito ao meio de transporte, eletrodomésticos, sistema de hidráulica em sua casa e etc. Como as mulheres de outrora não tinham toda essa comodidade, eram obrigadas a andar mais, fazer mais atividade física nos seus serviços domésticos como por exemplo espremer a laranja com as mãos, varrer a casa e pegar água no poço. Devido a todo esse comodismo que a mulher de hoje tem obrigação de praticar algumas atividades físicas com a finalidade de combater o sedentarismo.

2 comentários:

Postar um comentário