sexta-feira, 30 de março de 2012

Como utilizar bem seu blog para promoção do seu trabalho


Boa tarde, gente ! 

Tenho recebidos muitos e-mails de pessoas desconhecidas, alunos, pedindo orientação  sobre de que forma podem ter sucesso com seus trabalhos na área de massoterapia,  usando essa ferramenta maravilhosa que é o blog. Acho que a melhor receita para isso  é nossa experiência do dia a dia, nossas dificuldades, nosso aprendizado. Então àqueles que teem interesse, segue umas dicas legais que eu mesma enviei por e-mail para uma pessoa que me procurou, pois queria também promover seu trabalho através do blog. 

Gostaria de compartilhar aqui com vocês ! 




Muito embora a internete seja um meio de comunicação  muito utilizado pelas pessoas  para  esses fins e muitos outros mais, é importante que tenhamos cuidado como de que forma será divulgado, afinal na internet tem de tudo, inclusive muita coisa sem sentido, que não presta,  sem  chamar atenção para quem acessa. E eu acho que o grande lance está em como CHAMAR ATENÇÃO,  no nosso caso, para os serviços que oferecemos. 


O bacana é que as pessoas  acessam  geralmente procurando por algo que teem interesse e acham  outra coisa que não era de seu interesse, mas passa a ser por chamar atenção, porque achou  um outro algo mais interessante do que procuravam, entende?

Quando é cliente que acessa, a coisa também é bem parecida. Alguns clientes  que tenho de blog,  procuravam na net por um serviço que eu  nem oferecia, mas achavam interessante o que liam ( sobre massagem com pedras quentes ), por exemplo e comprovam o serviço. 

Foi  mais INTERESSANTE para o cliente! 


Se você tem interesse em usar o blog como ferramenta para divulgar seu trabalho,  procure fazê-lo com cuidado...É muito importante que  haja coerência entre o tema  com o que você posta. Vejo muitos blogs cujos temas não teem sentido com o que  é postado.
Blog é  como  uma espécie de diário  só que  eletrônico  e que todo mundo vê! Então o  extremo cuidado para  como se escreve, nesse caso, digita...Erros ortográficos podem deixar o leitor desinteressado, pois a gente parte do princípio de quem gosta de blog, gosta de ler e quem gosta de ler, sabe escrever e esses erros dificilmente passarão despercebidos. Assim como textos  muitos grandes, exceto  artigo que pode vir com alguma proposta, como por exemplo servir como aporte teórico
(no meu caso, uso para  os alunos  terem acesso ) 

Sugiro que você explore em textos acompanhado por  imagens que chamem atenção. Cuidado com a poluição visual como cor  do blog, cor do texto, excesso  de imagens. Procure deixá-lo limpo, mas muito bonito.
Quando eu criei meu blog, não tinha noção para onde ia essa ferramenta, e aos poucos fui aprendendo e  GOSTANDO  de mexer com ele  Tem que gostar porque  dá um pouco de trabalho, desde baixar o tema que se encaixa à sua proposta às postagens.

 Sim, fui eu quem criou o meu. Antes ele era bem comum  aos outros e aí  aprendi a usar as ferramentas  para deixá-lo mais bonito. Ainda quero melhorá-lo

Alguns alunos pedem ajuda para criarem seus blogs. Eu os ajudo, mas sempre  oriento para que eles postem. Lembre-se, o blog é seu e somente você pode "escrever" nele...São suas idéias, a forma como se expressa é sua identidade.
E sempre esteja postando, desde  algo interessante que você leu em uma revista   à novidades. E sempre faça referência ao autor. 

Escreva com suas próprias palavras, seja simpática com suas palavras.  Sabe,  o leitor deve ter a impressão de que está conversando com você, ou seja, não seja tão formal  em suas postagens. Converse com seus leitores... Não é  como jornal que se lê notícia. É  um diário eletrônico que  todos teem acesso, por isso escreva na primeira pessoa, transmita sentimento, gosto pelo que está compartilhando.



Ah, não custa nada responder aos comentários... É uma forma de ser gentil com o seu leitor. As chances para que ele indique seu blog para outras pessoas, crescem!! E você se faz mais conhecida!

 Espero ter ajudado em alguma coisa e   desejo toda sorte com quem quer articular seu trabalho ao blog. Que seu  blog faça muito sucesso!!


 Agradeço mais uma vez por visitar meu blog e apareça  sempre que quiser.. 

A casa é sua!!

Namastê

Tatiane Carvalho




3 comentários:

Postar um comentário