quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Massagem Tui-na



"o Tui Na é um sistema terapêutico orientado pelos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa que visa encontrar o equilíbrio e harmonia entre as funções dos órgãos do paciente a fim de melhorar a sua condição física e energética.

Esta forma de massagem procura desbloquear a energia estagnada do corpo, assim como estimular os pontos situados ao longo dos canais energéticos (meridianos) que passam pelo corpo humano sem a utilização de agulhas (acupunctura) e estando ela na origem de várias técnicas de massagem conhecidas actualmente.


O Tui-Na surgiu na China por volta de 1600 a.C. e começou por ser uma técnica popular para prevenir e tratar doenças. Foi-se desenvolvendo até chegar aos dias de hoje. Literalmente o termo “Tui” quer dizer empurrar e “Na” agarrar.Após um breve interrogatório ao paciente, a massagem Tui-Na inicia-se habitualmente nas costas, onde se encontram os pontos de assentimento “Shu”. Pressionando nestes pontos, o terapeuta pode averiguar o estado geral dos órgãos Zang/Fu. Depois, a massagem prossegue para os membros, abdómen e termina no rosto.
Esta massagem provoca um relaxamento do corpo e da mente. As técnicas são capazes de atingir em profundidade a massa muscular. Cada técnica tem uma função terapêutica específica. As manobras manuais vão relaxar o corpo e eliminar as toxinas acumuladas pelo stress físico e mental. Os benefícios gerais desta massagem são: Relaxamento muscular que se traduz em melhoria da circulação sanguínea; Maior consciencialização do estado do corpo; Revigoração do estado de espírito; Estimulação do sistema nervoso;

A Tui-Na é indicada para quem tem dores nas costas, dores nos membros, enxaquecas, cólicas intestinais, insónias, tensões musculares, problemas respiratórios, problemas intestinais, dores de estômago, etc.
Esta massagem está contra-indicada a doenças hemorrágicas, doenças infecciosas, tumores malignos ou a pessoas com feridas expostas ou fracturas. Também não é aconselhável a mulheres grávidas ou em período de menstruação. "



extraído do site
http://www.clinica7rios.com.pt/sobre-nos.html

Outra referência :

GUIA ILUSTRADO DE AUTO TUINA: PARA PROBLEMAS COMUNS DE SAUDE

 Por ZHUANG YUAN MING,ZHUANG JIAN SHEN

1 comentários:

Unknown disse...

Qual o valor do curso de massagem Tuina e qual o local?

Postar um comentário