quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Reflexologia Podal



"A origem da Reflexologia ou da terapia por zonas, como se chamava, ainda é um mistério. O Dr. William Fitzgerald diz no seu livro Zone 11 Jerapy que "a forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. Porém, este conhecimento parece ter-se perdido ou esquecido há muito tempo. Talvez fosse posto de lado em favor da acupuntura, que surgiu como um rebento mais forte da mesma raiz". Entretanto, esta suposição não se comprova, este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.( LIDELL, 2002)


Segundo os estudos realizados por LOURENÇO, 2007, explica a fisiologia da reflexologia, por meio de canais aferentes e eferentes os órgãos se comunicam com o cérebro via sistema nervoso central através da medula espinhal e tais terminações são distribuídos a varias partes deste. As terminações nervosas que comunicam a funcionalidade do órgão também chegam a uma parte do cérebro localizada na porção média superior área esta onde encontramos a região correspondente aos pés. Uma vez codificadas estas informações, o cérebro envia e recebe mensagens dos próprios pés através dos canais aferentes e eferentes correspondentes dizendo que o órgão não esta bem e precisa de estímulos para poder funcionar melhor. Os estímulos são dados através de pressão nas terminações nervosas ou com a ajuda de aparelhos de eletroestimulação ou objetos próprios para a reflexologia. Estas terminações nervosas não se limitam à informação física da saúde do paciente, mas também informa e corrige distúrbios emocionais os quais devem ser trabalhados juntamente com os estímulos dos órgãos físicos afetados, respeitando sempre o mecanismo de cada doença a ser tratada.


De acordo com os conceitos orientais, as doenças que aparecem no corpo humano estão puramente relacionadas aos desequilíbrios das forças (energia) que agem neles. A reflexologia promove o alívio da doença, proporcionando equilíbrio e harmonia destas forças no corpo (LIDELL, 2002).


A reflexologia é um tratamento físico no qual você estimula áreas nas mãos, pés ou dedos, que refletem os órgãos internos, as articulações, etc. A técnica funciona baseada no precipício de que estas áreas estão em interação permanente com o corpo todo (Fritz, 2002).


Se uma parte do corpo está em desequilíbrio (doente), sua área de projeção no micro sistema também vai revelar esse desequilíbrio, mostrando sinais na pele ou dor aguda ao toque no ponto este correspondente (Fritz, 2002).


A prática tem mostrado que os pontos dos micros sistemas (pé) são extremamente reativos, sendo estimulados, eles reagem prontamente, proporcionado o equilíbrio e conseqüente alívio. O efeito benéfico deste tratamento se aplica a casos em que a doença se localiza em partes bem definidas do corpo, como fígado, estomago, joelho, coluna, cabeça, entre outros. Este método pode ser utilizado em qualquer tipo de dor física, como a enxaqueca, por exemplo, AGOSTINHO, 2007 relata que em 123 casos de dor de cabeça severa observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. Então o grau de efetividade foi de 94,3%.Existem vários outros estudos científicos comprovando a efetividade do tratamento com acupuntura nas dores de cabeça.


O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, a cura é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde."

0 comentários:

Postar um comentário